No dia 4 de Março de 2025, teve lugar um momento especial em Pemba para a Fundação Moçambique LNG, que realizou o seu primeiro evento oficial ao assinar um Memorando de Entendimento (MOU) com o Conselho Executivo Provincial de Cabo Delgado (CEP). Este acordo simboliza um profundo compromisso com as prioridades de desenvolvimento da província de Cabo Delgado.
Primeiro evento da Fundação Moçambique LNG: Um símbolo de compromisso com Cabo Delgado
O evento contou com a presença de Sua Excelência Valige Tauabo, Governador da Província de Cabo Delgado, e de Maxime Rabilloud, Presidente do Conselho Executivo da Fundação Moçambique LNG, signatários do acordo. O memorando de entendimento estabelece uma parceria para promover o desenvolvimento social e económico da província, alinhando com as prioridades de desenvolvimento de Moçambique.

As áreas de cooperação incluem a educação, o desenvolvimento da primeira infância e a saúde comunitária. O Governador Valige Tauabo destacou o apoio e o envolvimento da Fundação, enquanto Maxime Rabilloud manifestou entusiasmo pelo impacto positivo que a Fundação pretende alcançar, mesmo antes do início da produção de gás.

Na ocasião, Maxime Rabilloud, Presidente do Conselho Executivo da Fundação, salientou que “a Fundação é um compromisso a longo prazo, não só com as comunidades envolventes às operações do projecto, mas com toda a Província de Cabo Delgado”.
O Governador da Província de Cabo Delgado elogiou o apoio no seu discurso e dirigiu “palavras de apreço e satisfação à Fundação Moçambique LNG, por se ter juntado aos esforços do Governo para melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
O presente Memorando, que terá a duração de três anos, será supervisionado por um Comité de Direção presidido pelo Governador e composto por representantes da Fundação e de instituições nacionais relevantes.
A Mozambique LNG Foundation foi criada para apoiar a aceleração dos ganhos estruturais de desenvolvimento na província de Cabo Delgado, contribuindo para os esforços nacionais e provinciais antes mesmo do início da produção de gás e da geração de receitas. Legalmente constituída em dezembro de 2023 ao abrigo da Lei Moçambicana das Fundações (de acordo com o disposto na Lei n.º 16/2018 e, quando aplicável, no Decreto n.º 41/2018), foi fundada pelo compromisso das Concessionárias da Área Offshore 1 do Bloco Rovuma (Total Energies, Mitsui, ENH, ONGC Videsh, BREAM, BPRL, PTTEP).

Learn more about the Foundation in www.mozambiquelngfoundation.org.