Formação de 200 Agentes Polivalentes de Saúde Inicia em Pemba

A Direcção Provincial de Saúde de Cabo Delgado, em parceria com a Fundação Mozambique LNG, deu início à formação de 200 Agentes Polivalentes de Saúde (APS) na cidade de Pemba. Esta iniciativa visa reforçar os serviços de saúde comunitária em 15 dos 17 distritos da província, cobrindo cerca de 28% do défice actual de recursos humanos nesta área.

Os APS desempenham um papel essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente junto das comunidades mais remotas. Este projecto insere-se no compromisso da Fundação com o desenvolvimento da primeira infância, reconhecendo que o acesso a cuidados básicos de saúde é fundamental para o crescimento saudável das crianças e o bem-estar das famílias.

A formação, que contempla conteúdos técnicos e práticos desenvolvidos pelo Ministerio da Saúde, prepara os agentes para responder de forma eficaz às necessidades das comunidades, parte integrante das prioridades da Estratégia do Subsistema de Saúde Comunitário (2022) e da Política de Saúde​.