Município de Pemba e Fundação Mozambique LNG assinam memorando para reforçar segurança com iluminação pública

O Conselho Municipal de Pemba e a Fundação Mozambique LNG assinaram, a 27 de Junho de 2025,  um memorando de entendimento para instalar 100 postes de iluminação pública alimentados por energia solar, como resposta ao aumento da criminalidade noturna e aos estragos causados pelo ciclone Chido no sistema eléctrico da cidade.

Durante a cerimónia, o Presidente do Conselho Municipal, Satar Abdulgani, destacou que a iluminação pública será fundamental para melhorar a segurança, a mobilidade e a circulação dos munícipes, especialmente de estudantes e mulheres que se deslocam à noite.

O projecto, financiado pela Fundação Mozambique LNG, prioriza zonas críticas da cidade já identificadas pela edilidade. Para a directora da Fundação, Narjess Saidane, esta parceria reflecte o compromisso da organização com o desenvolvimento urbano e humano de Pemba:

“Estamos muito felizes por contribuir para uma questão prioritária para a cidade de Pemba. Estas 100 lâmpadas solares permitirão melhorar a segurança e a mobilidade em áreas escolhidas pelo próprio município.”

O acordo representa um passo importante na resposta à crise energética e de segurança da cidade, destacando o papel crescente das parcerias público-privadas no enfrentamento dos desafios urbanos em Moçambique.