Em Março de 2025, foi inaugurado um sistema de água movido a energia solar no Paquitequete, o bairro mais antigo e densamente povoado de Pemba, lar de milhares de famílias deslocadas. Este projecto transformador agora fornece água potável a 30.000 moradores – um serviço essencial numa comunidade onde a escassez de água e o saneamento deficiente há muito ameaçam a saúde pública.
Projecto de construção de sistema solar de abastecimento de água no Paquitequete – Pemba, Moçambique

O sistema possui um reservatório subterrâneo de 300.000 litros, um tanque elevado de 30.000 litros e cinco estações de distribuição movidas a energia solar. Reduz a dependência de fontes de água salinas inseguras e garante um acesso sustentável através de um comité de água gerido localmente.
Esta iniciativa é especialmente impactante em Moçambique, onde apenas 63% da população tem acesso a serviços básicos de água e apenas 38% a saneamento básico, segundo dados de 2022 da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa Conjunto de Monitorização (JMP). Em Paquitequete, estes desafios são intensificados pelo rápido crescimento populacional e deslocações devido ao conflito em Cabo Delgado.
Alinhado com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Moçambique(ENDE) 2025-2044 e com o Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado para o Norte de Moçambique (PREDIN), o projecto contribui directamente para a redução da doença e da mortalidade infantil, ao mesmo tempo que promove a resiliência e a dignidade a longo prazo.