O que nos move

Moçambique é um país rico em recursos naturais e património cultural, com uma população de mais de 34 milhões de pessoas . No entanto, enfrenta desafios de desenvolvimento significativos que exigem uma acção urgente e sustentada. Classificado em 182º lugar entre 193 países no Índice de Desenvolvimento Humano de 2025 , Moçambique continua a debater-se com elevados níveis de pobreza – 62,8% da sua população vive abaixo do limiar da pobreza.

A desigualdade de género continua a ser uma questão premente, com o país a ocupar o 127.º lugar entre 162 países no Índice de Desigualdade de Género . As oportunidades económicas são limitadas, que se reflectem num PIB per capita de apenas US$ 602,92 , o que representa apenas 5% da média global, enquanto o país continua a sofrer com os altos custos de conflitos e desastres relacionados ao clima, aumentando as necessidades de assistência humanitária e deslocando internamente centenas de milhares de pessoas.

Cabo Delgado:
Uma região que precisa de apoio focalizado

A província de Cabo Delgado, localizada no norte de Moçambique, abriga 2,3 milhões de pessoas (INE census, 2017) e é uma das regiões mais carentes do país. Os desafios são vários e estão profundamente interligados. As taxas de analfabetismo são elevadas – 36,7% para os homens e 52,4% para as mulheres (UNICEF, 2022)e mais de metade das crianças dos 5 aos 17 anos nunca frequentaram a escola (UNICEF, 2022) e a região tem a maior taxa de abandono escolar em Moçambique, com 20,8% (UNICEF, 2022). Os ciclones consecutivos destruíram um total de 2000 salas de aula numa província onde as escolas já estavam sobrelotadas.

A subnutrição afecta 45% das crianças com menos de cinco anos (INE, 2020), e apenas 14,9% dos agregados familiares têm acesso à eletricidade (INE, 2017), limitando o acesso a serviços básicos e oportunidades de crescimento económico.

Estes números não são apenas estatísticas. Representam vidas reais e pessoas que lutam por um futuro melhor. Os nossos pilares de acção – Desenvolvimento de Capital Humano e Diversificação Económica – estão desenhadas para enfrentar alguns dos desafios sistémicos críticos e acreditamos que, investindo no capital humano e fortalecendo as instituições locais, podemos ajudar a construir um futuro mais equitativo e próspero para o povo de Cabo Delgado e da região.

Objectivos-chave

  • Reduzir a subnutrição crónica e a mortalidade infantil
  • Manter as crianças, especialmente as raparigas, em escolas seguras e bem equipadas
  • Equipar os jovens com habilidades, empregos e oportunidades de liderança comunitária
  • Expandir o acesso à energia sustentável
  • Apoiar empresas criadoras de emprego
  • Aumentar o rendimento das famílias e da comunidade

Visão

Contribuir para o desenvolvimento de Cabo Delgado e da região, capacitando as comunidades e diversificando a economia.

Missão

Fazer parcerias com comunidades, Governo, sociedade civil e organizações nacionais e  internacionais para acelerar o desenvolvimento através de investimentos estratégicos e soluções inovadoras. Concentramo-nos na primeira infância, na educação, no acesso à energia e no crescimento do sector privado, visando intencionalmente raparigas, mulheres e jovens.